Falo na condição de professor universitário de uma instituição de ensino superior privada e na condição de pai de uma criança de seis anos estudante da rede pública de ensino distrital.
As mudanças vão acontecer. O que precisa mudar, para que haja uma melhora, é o jeito como as mudanças ocorrem. Se elas simplesmente acontecerem, sem uma maior reflexão e sem exercício de autonomia, as dificuldades já existentes serão multiplicadas.
Qualquer mudança pedagógica e comportamental da gestão, da docência e das famílias precisam considerar inicialmente que já havia uma dificuldade mesma de resolver as dificuldades cotidianas, mas que esse fator era superado pelo decorrer das obrigações diárias e o fluxo do dia a dia forçava a normalização das situações ruins. Agora precisamos explicar tudo, identificar cada questão a ser considerada, e fazer referência expressa a quem tem a atribuição de cuidar de cada assunto.
Penso que a comunidade escolar precisa desenvolver uma nova capacidade de reconhecer e enfrentar cada um dos seus problemas já existentes.
Obrigado pela atenção, e fico à disposição.