Olá, moro em Brasília há pouco tempo e tenho o privilégio de morar perto do Plano Piloto (no Setor Sudoeste) e me locomover de bicicleta a maior parte do tempo. Fico pasmo entretanto com a dificuldade que é usar o transporte público daqui toda vez que preciso ir até as outras cidades.
O transporte público do DF carece de racionalidade. Certamente falta metrô, especialmente na região Norte, mas as linhas de ônibus têm um funcionamento pouco lógico tanto do ponto de vista dos trajetos como do ponto de vista dos horários.
Do ponto de vista dos trajetos acredito que o objetivo das linhas de ônibus atualmente tenta ser ligar diretamente o maior número de pontos possível. Há um apelo popular, certamente, em ter uma condução só te levando de casa ao trabalho mas isso leva as pessoas a esperar por tempos absurdos aquele ônibus específico. Num sistema baseado em vias coletoras, servidos por veículos maiores interligando terminais que irrigam os bairros por meio de linhas locais servidas por veículos menores o passageiro ganha tempo, ainda que precise fazer mais baldeações.
Esse modo de organizar as linhas também diminui a demanda ao usuário por conhecimento do sistema. Em vez de decorar o horário da sua linha você pode ir pro ponto sabendo que haverá serviço e que ele te levará para o seu bairro por que mais linhas estão disponíveis para isso. Com menor área para cobrir as linhas locais também acabam tendo uma frequência maior, servindo melhor aos moradores daquelas regiões, inclusive no fluxo interno.
Por outro lado, o horário dos transportes em geral, na forma como é hoje, é inaceitável. Não entendo por que o metrô fecha, aos domingos, às 19h30. Muitas linhas de ônibus têm suas últimas viagens também no início da noite, mesmo em dias úteis. Não faz sentido e chega a ser um tipo de preconceito geográfico parecida com o que se tentou fazer de uma forma mais desastrada e belicosa, no RJ recentemente: manter os povos das periferias em seus recantos nos períodos de lazer.
Repare que isso tangencia outros problemas como a oferta de cultura no Plano e nas cidades, que se beneficiaria de gente circulando em mais horários, o trânsito e outros aspectos que pontuaram o encontro.