A crise sanitária decorrente da pandemia com o Covid-19 agravou as desigualdades brasileiras. Milhares de pessoas no país, incluindo o DF, tiveram sua condição socioeconômica prejudicada e outras milhares tornaram-se reféns da pobreza e da fome.
O Executivo em nível federal e local - que deveriam prover amparo da população mais pobre através da execução de políticas públicas - não consegue responder às demandas básicas de assistência.
Os cenários de curto e médio prazos apontam que as demandas sociais sobrecarregarão o Sistema Único de Assistência Social desde sua estrutura física, logística a servidores. Nesse contexto de ampliação da demanda, além de ações estruturais e emergenciais dos governos, as parcerias entre executivo e terceiro setor no atendimento da população se tornam cada vez mais necessárias.
A partir desse cenário e olhando as realidades do Distrito Federal, promoveremos uma reunião pública interativa (dia 19 de maio) com gestores, pesquisadores, assistentes sociais, terceiro setor e usuários de benefícios do SUAS, na busca por caminhos para melhoramento do atendimento do sistema no DF e construção de alternativas para o seu fortalecimento.
O debate já está aberto e todas e todos estão convidados para colaborar e acompanhar as reflexões que surgirão.