O Sistema Único de Saúde no Distrito Federal, assim como em todo o país, é um dos pontos mais delicados da gestão pública. A falta recorrente de medicamentos, leitos e ferramentas básicas de trabalho somadas à carência de profissionais para atuar à frente da elevada demanda é uma constante. Com o advento da COVID-19, o cenário da saúde ficou ainda mais problemático, tanto para os usuários, como para os servidores da área.
O SUS é a materialização da garantia constitucional de saúde para todos, entretanto, observa-se a precarização e o desmantelamento dos serviços, inclusive daqueles que deveriam ser a porta de entrada para o atendimento contínuo e a garantia de bem-estar e acompanhamento da população como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Nesse sentido, defronte à necessidade de debater sobre a debilidade do Sistema Único de Saúde e o sistema que queremos para o DF, promoveremos uma reunião pública interativa com a presença dos usuários e profissionais do SUS. Contamos com sua presença e colaboração para construção de soluções para a saúde.