CLDF - Deputado Leandro Grass
Audiência Pública Remota realizada em 22 de Junho de 2021 às 10:00
Como está o processo de privatização do Parque Nacional? Ainda é uma ameaça?
Quero deixar uma sugestão: que se divulgue primordialmente o link do E-Democracia para que a audiência seja efetivamente participativa. A maior parte do público está pelo Youtube fazendo uma ótima discussão pelo chat, mas esse é o espaço formal que ficará registrado.
Continuo: O IBRAM precisa se responsabilizar pelas consequencias do cercamento. Ao menos providenciar placas educativas, COM URGÊNCIA.
Deixo aqui uma questão relacionada ao Parque Ecológico das Sucupiras. O parque foi cercado, criando um problema que se torrna a cada dia mais sério: a presença de grande número de donos de cachorros que soltam seus animais, pois a área fechada lhes dá segurança de que não fugirão.
Não me vejo na reunião. Gostaria de participar. Como faço?
Existe um enorme montante de recurso de Compensação Ambiental que deveria ser utilizado para implementação desses parques, mas que não é utilizado. Como pressionar o IBRAM a disponibilizar esse recurso? Não seria o caso de criar um fundo como foi feito na esfera federação?
quiçá teremos chance de participar da gestão dos parques. Diante da agenda atual de privatizações das unidades de conservação, dentro do plano de desestatização e das Parcerias Público Privadas, como oportunizar a participação das pequenas organizações de base comunitária na gestão dos parques?
Por outro lado, temos uma comunidade mobilizada e sensibilizada para atuar na gestão desses parques, com projetos de turismo e de educação ambiental, mas não temos espaço nem para participar do processo de recategorização, da elaboração dos planos de manejo,
Bom dia, sou moradora de Sobradinho e do grupo Amigos do Parque Canela de Ema, temos um cenário de completo abandono dos parques na nossa cidade. Como Raimundo falou, dos nossos 5 parques apenas o Parque dos Jequitibás está implementado, um existe apenas no papel e os outros 3 não tem nem mais lei.